cabelo pele
Dieta ajuda no tratamento da pele e do cabelo

Desejar uma pele bonita e um cabelo forte e saudável é pedir muito? Não! É mais fácil do que você imagina e mais barato também.

Existe algumas formas de tratar da saúde do corpo e da mente, alguns envolve tratamentos a base medicamentos e acompanhamento médico. Já outros não passam de uma simples dieta rica e diversificada. No artigo de hoje vamos falar sobre os alimentos mais indicados para incluir na sua dieta.

Como cuidar da Pele?

Cuidar da pele é um assunto delicado. Ela sofre com as diversas situações da vida cotiana como, poluição, raios UV, tecidos e malhas alérgicas, etc. O que fazemos para tratar dela? Compramos cosméticos caros e que tem uma química forte para limpar, hidratar e protege-la. Mas será que tudo isso é eficaz? Eficaz é, mas se levarmos em consideração a relação custo x beneficio, chegamos a conclusão de que fazer tratamento de pele de dentro para fora é mais recompensador e menos arriscado.

Não entendeu nada, não é mesmo? O ponto que quero chegar é que existem alimentos que te ajudaram a realizar o sonho da “pele perfeita”. E a dica é simples, prepare uma alimentação saudável e rica em alimentos antioxidantes, integrais, frutas e verduras. Esses alimentos contêm as vitaminas e minerais necessários para atingir resultados satisfatórios.

Alimentos x Celulite

Celulite, o terror das mulheres. Ela é formada devido à retenção de líquido, problemas hormonais, sedentarismo e é claro… a alimentação. Para reparar e amenizar o problema a dica é: diminuir a ingestão de sal, frituras, açúcar, café e bebidas alcoólicas. Beba muita água, sucos e chá bardana. Consuma pães e macarrão integral, aveio frutas com casca. Esses alimentos são ricos em fibras o que ajuda no funcionamento do intestino, eliminando as toxinas.

Alimentos x Acne

A pele oleosa é um problema muito comum entre os brasileiros. Alimentos ricos em ômega 3 são perfeitos para sanar esse problema. Exemplo de alimentos: Atum, salmão, sardinha.

A outra dica é evitar alimentos que deixam a pele oleosa, como o chocolate e alimentos gordurosos e condimentados.

Alimentos x Pele seca

Ninguém gosta de pele ressecada, a melhor forma de reparar esse problema é fazer bom uso de alimentos ricos em água e vitaminas E.

Alimentos: Tomate, melancia, melão, amêndoas, amendoim, castanha-do-pará, avelãs. Mantenha a pele hidrata e consuma muita água durante o dia.

Alimentos x Flacidez

Ter uma pele flácida é um pesadelo para qualquer pessoa. O mais indicado para evitar esse problema, é consumir frutas cítricas, frutas vermelhas, alimentos antioxidantes, e alimentos ricos em colágeno. Esses alimentos ajudam a manter a firmeza da pele e combate o envelhecimento.

Alimentos: Laranja, kiwi, limão, mexerica morango, amora, framboesa, chá verde, gelatina.

Alimentos x Olheira

As olheiras são sinônimos de muitas coisas, entre as mais comuns estão noites mal dormidas, danos causados por coceiras, herança genética, alimentação ruim. Um meio de evita-las e diminuir os efeitos é consumir quinua (cereal de alto valor nutritivo e rico em proteínas). Outras fontes de alimentos são o feijão, soja, brotos, além dos famosos pepinos.

Alimentos x Lábios rachados

Possui lábios rachados? Calma, não precisa comprar um monte de manteiga de cacau. Basta ingerir vitaminas B2, facilmente encontradas em vegetais como a rúcula, almeirão, couve e escarola.

Alimentos x Envelhecimento

Ingira proteínas e alimentos ricos em antioxidantes, como uvas, vinho tinto, chá verde, morango, framboesa, água, leite.

Além da ingestão desses alimentos ainda tem uma lista de recomendações: Dormir 8 horas por dia; Evite fumar; Evite bebidas alcoólicas; Faço do filtro solar seu aliado.

Outros alimentos que ajudam:

Cenoura, mamão, manga: são alimentos ricos em diversas substancias que ajudam a manter a pele bonita e viçosa. Além disso, eles ajudam o corpo a produzir melanina.

Brócolis: Rico em cálcio, zinco e magnésio, ajuda a manter a pele sempre saudável e as células funcionando em dia.

Chocolate amargo: Possui  antioxidantes, ômega 3 e flavonoides. Isso ajuda a pele a ficar com mais vida. Além disso, o chocolate amargo reduz a pele áspera e protege dos raios UV.

Alimentos para o cabelo

Já falamos em outro artigo as 10 dicas para cuidar dos cabelos, então complementando a lista de alimentos para ajudar a nutrir os fios.

Primeiro é importante saber que o cabelo é formado por uma proteína chamada queratina. A dica de para deixa-los hidratado, cheio de vida, forte e principalmente SAUDÁVEL é incluir esses alimentos na sua alimentação. Vale ressaltar que não são apenas alimentos ricos em queratina que faz bem para o cabelo, mas também a Vitamina B6, Ferro, Potássio, Cálcio, Zinco e Magnésio.

Os alimentos mais indicados para o cabelo são: carnes, queijo branco, ovo, feijão, lentilha, soja, crustáceos, iogurte desnatado, grãos integrais, abacaxi, melão, brócolis, banana, aveia, frutos do mar e alga (sim, aquelas que você encontra nos sushis e nos temakis).

Comentários