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Problemas digestivos são mais frequentes do que se imagina. Se você sente com frequência: azia, sonolência, gases e sensação de “estufado”, saiba que esses são sintomas podem significar que sua alimentação está muito ruim.

Claro, existe aqueles casos de doenças crônicas, que causam refluxo e problemas para controlar os níveis dos ácidos gástricos do estômago. Se esse não for o seu caso, abra o olho, pois seu organismo está pedindo ajuda.

Quando somamos: fritura, gordura, acidez e uma razoável porção de sedentarismo, o resultado é BEM negativo. Mas calma, nem tudo está perdido! Separamos algumas dicas de alimentos que vão melhorar o processo digestivo e eliminar esse problema da sua vida.

Entendendo o problema

A digestão é um processo fundamental, que tem como objetivo fazer o corpo funcionar da maneira correta, absorvendo os nutrientes necessários que serão transportados para as células e fazendo o organismo gerar energia para o dia-a-dia.

Você provavelmente já teve a sensação que exagerou na hora de comer. Saiba que essa é uma sensação bastante comum na rotina de milhares de pessoas. Muitas vezes não são mensuradas pela quantidade, mas sim pela qualidade do alimento que foi consumido, o que acaba causando a indigestão.

A indigestão é facilmente notada quando surge as primeiras dores no abdômen, a famosa dor de barriga. Assim como essa dor, outros problemas também são decorrentes da má digestão como por exemplo: azia, gases, prisão de ventre, ânsias, náuseas, mal-estar e sonolência.

Outro fator importante que precisa ser mencionado, é que a má digestão não é só em decorrência de uma alimentação ruim, evidentemente esse é o principal fator, mas ela também pode ser provocada tanto por infecções e problemas crônicos quanto por fatores psicológicos como estresse, ansiedade e depressão.

Alimentos que ajudam na digestão

Existem diversos remédios caseiros para melhor a digestão. Confira os 11 alimentos que você pode incluir na sua dieta:

abacaxiAbacaxi: Segundo estudos, o abacaxi é fonte natural de enzimas que auxiliam na digestão das proteínas. Uma fatia após as refeições irá facilitar a sua digestão.

Ameixa: Devido a grande quantidade de ácidos orgânicos, essa fruta é capaz de melhorar o fluxo intestinal. O recomendado é que seja consumido de uma a duas ameixas por dia, afim de eliminar o intestino preso.

Azeite: Especialistas apontam o azeite como fonte importante para inibir a formação excessiva de ácido gástrico. Ele melhora muito a azia e a queimação. Outro fator que torna o azeite um poderoso aliado, é o estimulo que ele causa na produção de suco pancreático. A melhor maneira de consumi-lo é como tempero para salada e na preparação de outros alimentos.

Banana: Essa fruta consegue restaurar a função normal do intestino. A banana também é rica em fibras que ajudam no processo digestivo.

Café e Chás: Você nunca se perguntou por que os garçons oferecem cafés e chás após as refeições? Esse tipo de bebida ajuda a melhorar o processo digestivo, e diminuir aquela sensação de barriga estufada.

Couve: Essa verdura contém substâncias que ajudam na desintoxicação do aparelho digestivo, consequentemente ela inibe os sintomas da indigestão.

Fibras: Esse tipo de alimento consegue desempenhar um papel fundamental para o processo digestivo. As fibras têm como característica prolongar o tempo que o alimento permanece no tubo digestivo. Vale ressaltar que existem dois tipos de fibras: As insolúveis (cereais) que atuam na melhora do funcionamento intestinal e na prevenção de doenças; E as fibras solúveis (frutas e legumes) que atua na formação de um gel viscoso no estômago, causando saciedade. Especialistas recomendam o consumo de até 30g por dia.

Frango: O consumo de carnes magras não é só um estimulo para quem deseja perder peso de forma rápida, eles também ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, reduzindo assim o inchaço e os gazes acumulados.

Gengibre: Essa raiz é utilizada para diversos tipos de tratamento, mas com certeza uma das suas melhores aplicações é para o estômago.  O gengibre auxilia na digestão, alivia a gastrite, reduz a azia, dor de barriga e as náuseas.

Iogurtes: A muitos anos o iogurte lidera a lista de alimentos que fazem bem para o intestino. Graças as suas bactérias que auxiliam no processo digestivo.

Melão: Responsável por reduzir a constipação, o melão é puramente diurético, o que significa que ele irá ajudar a eliminar as substancias ruins através da urina.

OmeprazolRemédios para o estômago

Caso esteja buscando remédios para tratar a dor de estômago, saiba que os mais indicados e populares são: Omeprazol, Ranitidina, Epocler e o Eno para azia.

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