Para que serve o ciprofloxacino, efeitos colaterais, contraindicação. O remédio é para diarreia e infecções
Ciprofloxacino é um antibiótico poderoso para tratar da diarreia

O ciprofloxacino é um dos remédios mais procurados na internet hoje. Ele é um potente antibiótico que pertence ao grupo dos quinolônicos. Ok, mas o que esse medicamento tem de tão especial assim?

Esse antibiótico é usado para tratar infecções graves como a urinária, próstata e diarreias bacterianas.

Nesse post você encontrará mais informações de para que serve, como usar, efeitos colaterais e as principais recomendações para um tratamento 100% efetivo.

O ciprofloxacino é um antibiótico muito usado para o tratamento das infecções urinárias, diarreias bacterianas e infecções da próstata.

Para que serve o Ciprofloxacino

O Ciprofloxacino é um remédio para uso adulto e seu uso se restringe a via oral. Produzido pelo laboratório Medley, cada embalagem contém de 7 a 14 comprimidos revestidos de 250 mg e 500 mg.

Seu principal uso é para tratar infecções provocadas por micro-organismos sensíveis ao ciprofloxacino. Entre as muitas doenças que que podem ser tratadas podemos mencionar aqui: Diarreias bacterianas, cistite, gonorreia, infecções respiratórias (embora não seja a primeira opção para o tratamento, devido a gama de bactérias resistentes a sua composição), prostatite e infecções intra-abdominais.

Como ele age no seu organismo

Considerado um antibiótico de amplo espectro o ciprofloxacino se indicado corretamente, pode resultar em sinais de melhora no período de 3 dias.

O funcionamento da medicação é bem complexo, mas basicamente se resume na ação de bloquear a função da DNA-girase.

Logo após a ingestão do medicamento o remédio começa a ter efeito de 60 a 90 minutos. Depois de 5 dias é 55% de uma dose é encontrada na urina, 39% nas fezes e o restante fica concentrado nos locais infectados.

Contraindicação

Não é recomendável o uso do ciprofloxacino para crianças, pois sua formula pode causar lesões na estrutura óssea. O antibiótico também é contraindicado para pacientes gravidas, pacientes com miastenia gravis, pacientes com epilepsia e pessoas que tem alguma alergia relacionada com o cloridrato de ciprofloxacino.

Efeitos colaterais

Ao contrário de muitos remédios, o ciprofloxacino tem pouca incidência de efeitos colaterais. O efeito mais comum que qualquer antibiótico pode causar, é a diarreia e a cada 5% dos pacientes tratados tem esse problema. Ele também pode causar náuseas, tonturas, dor de cabeça, dor abdominal.

Lembrando que esses efeitos são incomuns, mas assim que notado informe o seu médico.

Como encontra-lo

O cloridrato de ciprofloxacino pode ser encontrado com nomes comerciais:

Informações gerais

  • Vendido somente com receita;
  • Durante o tratamento é recomendável que o paciente não dirija ou opere máquinas;
  • É vetado a ingestão de bebida alcoólica durante o tratamento;
  • Evite a exposição solar, pois o medicamento pode induzir na pele reações de sensibilidade à luz solar.

Comentários